sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Dinheiro na Lata do Lixo

O brasileiro é um povo acostumado a pagar impostos. Água, energia, esgoto, lixo, automóvel, taxa de banco, importação... Até em produtos comprados há impostos imbutidos no preço pago. Tendo atenção em alguns impostos, é possível notar que alguns são desnecessários. Tomando o caso do lixo como exemplo: O cidadão paga para que venha um caminhão coletar o lixo na porta de sua casa e da uma destinação que seja pelo menos bem distante de sua residência.
Porém existe alguns catadores de materiais recicláveis que vão no lixo alheio e pegam o conteúdo que lhe é de interesse. Oras, se alguém cata de graça, por que pagar? É bem melhor que alguém faça isso de maneira gratuita, sendo o único trabalho do gerador do lixo separa-lo por classes. Assim, cada tipo de entulho seria destinado a determinados grupos de interessados.
E por que será que eles catam gratuitamente? Sim, existe uma resposta lógica para isso. O que se encontra nos latões de lixo são verdadeiras matérias-primas para as indústrias de reciclagem. Ou seja, além de não pagar, existe a possibilidade muquirana de vender o lixo. Seria então racional pagar para que tirem algo de valor da porta da casa de uma pessoa?

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Agulha no Palheiro

Hoje não estou em um bom dia. Comecei a escrever aqui para ver se o blog me serve como uma válvula de escape. O dia foi problemático, houve desgaste durante todo o período.
Citarei uma coisa que creio que valha a pena ser citada. Hoje ouvi que quando temos convicção do que fazemos, normalmente não colocamos barreiras para uma nova tentativa; quando se trilhou o caminho certo, o mais coerente é continuar na estrada, sem pausas.
Eu escutei outras coisas interessantes hoje, inclusive algumas motivadoras.
Talvez as palavras estejam confusas. Talvez isso nem possa ser chamado de texto. Mas nunca foi dito que isso seria um texto.
E de fato, não é.

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Medicina

Amanhã precisarei providenciar alguns médicos para acalmar a situação "alarmante" em que me encontro:

- bulbo maxilar (prioridade)
- ortopedia
- Psicologia

O que me entristece no momento é que para a psicologia talvez eu tenha que esperar um pouco, já que as condições financeiras não ajudam nem um pouco.

A nossa educação, como está? Estava escrevendo sobre ela hoje, e é incrível como coisas que poderiam ser tido resolvidas há tempos empacam na ganância daqueles que possuem poder. Qualquer educação, desde a básica a superior, sempre têm os mesmo problemas. Pessoas que tiveram educação e têm o poder para mudar a realidade fazem questão de que conhecimento e capacidade de crítica seja restrita.

Preciso ir. Meu queixo clama por gelo.

domingo, 16 de setembro de 2007

Inauguração

Hoje decidi criar um blog, coisa que deveria já ter feito há algum tempo. Gosto muito de escrever, e esse espaço me servirá para por em prática aquilo que gosto.
Tentarei expor pensamentos de diversos temas, olhando criticamente tanto para meu mundo quanto para o mundo exterior. Quando não, citar fatos ocorridos em um determinado tempo.
Não sei se vou ter algum leitor ocasional ou fiel. Mas isso não me preocupa a priore, minha formação de jornalista ainda demorará a vir.

Hoje eu não comentarei nada. É inauguração, é festa!