sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Dinheiro na Lata do Lixo

O brasileiro é um povo acostumado a pagar impostos. Água, energia, esgoto, lixo, automóvel, taxa de banco, importação... Até em produtos comprados há impostos imbutidos no preço pago. Tendo atenção em alguns impostos, é possível notar que alguns são desnecessários. Tomando o caso do lixo como exemplo: O cidadão paga para que venha um caminhão coletar o lixo na porta de sua casa e da uma destinação que seja pelo menos bem distante de sua residência.
Porém existe alguns catadores de materiais recicláveis que vão no lixo alheio e pegam o conteúdo que lhe é de interesse. Oras, se alguém cata de graça, por que pagar? É bem melhor que alguém faça isso de maneira gratuita, sendo o único trabalho do gerador do lixo separa-lo por classes. Assim, cada tipo de entulho seria destinado a determinados grupos de interessados.
E por que será que eles catam gratuitamente? Sim, existe uma resposta lógica para isso. O que se encontra nos latões de lixo são verdadeiras matérias-primas para as indústrias de reciclagem. Ou seja, além de não pagar, existe a possibilidade muquirana de vender o lixo. Seria então racional pagar para que tirem algo de valor da porta da casa de uma pessoa?

6 comentários:

Unknown disse...

Hauhauhau gostei....
tb acho ki o q ñ deviamos pagar taxa de imposto pelo lixo isso é um roubo...

Ta muito massa teu blog tb podera é meu primo né fazer o q hauhauhau...


bjão plimo dolo-tuuu

Lucas Livingstone disse...

vc eh um cara profundo
ligado nas coisas do mundo...

ei, como seu blog sabe que meu nome é lucas?

Anônimo disse...

aiii vc escreve demaisss
hauahauahau
;*** adorooo!

Anônimo disse...

Eu quero catar lixo tb :/

Tamires Santos disse...

Muito bem! Belo Tema! É por aí. Aqui em Sergipe, é necessário uma cultura de preservação ambiental, que priorize o processo seletivo de lixo. E isso precisa começar por nós mesmos, afinal, podemos fazer essa separação do lixo orgânico e inorgânico, em casa. Assim, cooperativas à exemplo da Care, poderiam contar com a nossa participação em doar essas matérias primas. Isso também resolveria o problema dos impostos. Como anda o processo seletivo de lixo na sua casa? Precisamos ser atores da nossa própria realidade social, a mudança tem que partir de nós.
parabéns pela observação!
Beijos, Tamires Santos
www.tamijornalista.blogspot.com

Anônimo disse...

Legal, gostei do teu blog. O título também está legal. pergaminho virtual. nossa me remeteu a coisas muito boas!
Cheiro, lindo!